Search

História

Em treze de maio de 1968, um pequeno grupo de funcionários da Empresa Rolamentos Schaeffler se reuniu de livre e espontânea vontade e constituíram uma sociedade Cooperativa nos termos da lei em vigor fiscalizados pelo Banco Central do Brasil, afim de oferecer a ajuda mutua aos seus cooperados.

O primeiro presidente da Cooperativa foi Henrique Hackert e o Vice-Presidente Heinz Hans Thielemann, ambos industriários. A Cooperativa iniciou suas atividades na Rua Campos Sales, 700, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, sendo transferida em Janeiro de 1997, para sua atual sede à Avenida Independência, 3500, na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo.

Atualmente a Cooperativa é composta por mais de 1.500 associados e é gerida por uma Diretoria e pelo Conselho Fiscal.

Conheça os 7 princípios cooperativistas

Qualquer funcionário da Schaeffler Brasil pode participar da Cooperativa desde que seja de livre e espontânea vontade.

Todos os associados têm direito ao voto na Cooperativa e participam de todas as decisões nas Assembleias.

Todos os associados têm o direito de participar democraticamente em todas as decisões da instituição.

A Cooperativa pode firmar acordo e parcerias desde que não afetem a autonomia dos associados. A Cooperativa por ser uma instituição financeira é submetida à fiscalização do Banco Central do Brasil.

A Cooperativa promove a educação e a formação de seus funcionários e membros estatutários, informando e capacitando-os. Podendo também auxiliar os associados na educação financeira.

Além da ajuda mútua que cada cooperado tem dentro da Cooperativa, as Cooperativas também podem se unir e ajudar umas as outras. 

Sem fins lucrativos e formados por funcionários da Schaeffler Brasil, a Cooperativa trabalha para o desenvolvimento dos seus cooperados e na comunidade em que estão inseridos, gerando benefícios sociais e econômicos para todos.

Objetivo Social

A Cooperativa tem como objetivo proporcionar assistência creditícia ao associado, visando:

  • estabelecer instrumentos que possibilitem uma política de assistência de crédito ao associado;
  • despertar no associado o sentido de poupança, com hábito da economia sistemática, através de pequena quantia mensal do seu salário;
  • conceder empréstimos a juros abaixo do mercado, com a soma dos recursos capitalizados;
  • minimizar os problemas sócio- econômicos dos associados, com empréstimos para quaisquer finalidades úteis e necessárias;
  • educar o associado a administrar suas finanças, incentivando a utilização racional do dinheiro;
  • promover maior união entre os funcionários e desenvolver o espírito de grupo, solidariedade e ajuda mútua. 

Estatuto Social

O Estatuto Social é um conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos da nossa Cooperativa, e é elaborado para atender as necessidades da cooperativa e de seus Cooperados.

Precisa de ajuda?