Search
Publicado em 12 de maio de 2025

Semana ENEF 2025: ajudando pais a formar adultos conscientes

A Coopercreds apoia a 12ª Semana ENEF, reforçando o papel da educação financeira desde a infância para escolhas mais responsáveis no futuro

A 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) acontece de 12 a 18 de maio de 2025 com o tema: “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a Semana ENEF é um esforço coletivo para promover educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal em todo o Brasil.

O objetivo principal deste ano é sensibilizar crianças, adolescentes e jovens, por meio da união de instituições públicas, privadas e da comunidade escolar, para construir uma base sólida de conhecimento financeiro desde cedo.

Na Coopercreds, acreditamos que a educação financeira começa em casa, e que o papel dos pais e responsáveis é fundamental. Quanto mais cedo os filhos desenvolvem noções de planejamento, poupança e consumo consciente, maior será sua autonomia e responsabilidade no futuro.

Para ajudar os pais cooperados, listamos 5 dicas práticas para inserir educação financeira de forma simples e divertida no dia a dia das crianças:

1. Dê o exemplo

As crianças aprendem muito mais pelo que veem do que pelo que ouvem. Demonstre hábitos saudáveis: organize suas contas, compare preços e evite gastos por impulso.

2. Ensine o valor do dinheiro

Explique para o seu filho de onde vem o dinheiro (trabalho, esforço, planejamento). Mostre como o dinheiro é usado para realizar sonhos e atender necessidades.

3. Incentive o hábito de poupar

Use cofrinhos ou contas digitais para ajudar a criança a guardar parte da mesada ou presentes em dinheiro. Crie metas simples e celebre as conquistas.

4. Inclua as crianças em pequenas decisões financeiras

Na hora das compras, por exemplo, peça ajuda para comparar preços ou escolher o melhor custo-benefício. Isso reforça o senso de responsabilidade.

5. Transforme em brincadeira

Jogos, histórias e simulações (como montar um “mercadinho” em casa) tornam o aprendizado mais leve e divertido. Quanto mais lúdico, mais fácil de fixar.

Participe da Semana ENEF e comece hoje mesmo a preparar seus filhos para um futuro financeiro mais consciente!

Gostou do post? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Precisa de ajuda?